Região Santa Catarina

Estudo aponta que catarinenses são os que mais procuram empréstimo pessoal no Brasil

Em SC, 62% dos entrevistados afirmam realizar controle mensal das finanças

Autor
Estudo aponta que catarinenses são os que mais procuram empréstimo pessoal no Brasil
Foto: divulgação

Uma pesquisa promovida pelo Serasa, em parceria com a Opinion Box, descobriu que os catarinenses são os que mais procuram por empréstimos pessoais entre os brasileiros. De acordo com o levantamento denominado “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, 51% dos consumidores de Santa Catarina afirmam ter procurado algum tipo de crédito nos últimos 12 meses. A pesquisa foi realizada pela primeira vez no Brasil e comparou o uso do dinheiro e os hábitos de finanças pessoais nos 27 estados do País.

PUBLICIDADE

Outro quesito que coloca os catarinenses no topo do ranking aponta que 55% dos entrevistados acreditam conseguir organizar e planejar suas finanças pessoais, número que também ficou acima de todos os outros estados. Quase o mesmo percentual, 54% dos consumidores que vivem em Santa Catarina estão mais otimistas em relação às finanças pessoais – a média nacional nesse quesito é de 53%.

Entre os que buscaram empréstimos, os métodos mais buscados e contratados em SC são empréstimo pessoal (57%) – maior média nacional – e cartão de crédito (52%). O estudo também indica que o parcelamento está em alta no Brasil, onde sete em cada 10 pessoas parcelam compras no país.

Os fatores mais levados em consideração antes de parcelar uma compra são a disponibilidade do dinheiro em conta (27%) e a cobrança de juros (25%). O crediário específico de lojas é o método mais comum de parcelamento entre os catarinenses (38%). Assim como em todo o Brasil, cartão de crédito de terceiros (34%) e boleto bancário (25%) também são muito procurados para diluir os valores ao longo do tempo.

A pesquisa traz ainda insights sobre organização financeira. 62% dos entrevistados de Santa Catarina afirmam realizar controle mensal das finanças. Os principais objetivos são evitar o endividamento (47%) e ter uma reserva de segurança (44,5%). Outro dado importante é que 54% dos consumidores de Santa Catarina estão mais otimistas em relação às finanças pessoais, em comparação com os últimos anos.

Quer saber mais detalhes? Acesse aqui a íntegra da pesquisa do Serasa.