Região Grande Florianópolis

Investigação apura fraude de licitação em obras de São José

Crime teria sido cometido em 2023; veja o que diz o prefeito

Autor
Investigação apura fraude de licitação em obras de São José
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (26) em São José, na Grande Florianópolis, em combate a fraudes de licitações na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de São José. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços de quatro alvos da investigação.

PUBLICIDADE

Segundo a polícia, o crime teria ocorrido em 2023, durante uma licitação eletrônica que visava à contratação de uma empresa terceirizada para execução de serviços de fabricação, instalação, manutenção e reforma de abrigos de passageiros de ônibus do sistema de transporte coletivo do município.

No entanto, foi possível apurar que o engenheiro responsável técnico da empresa vencedora do certame também era servidor da Prefeitura e atuou como fiscal do contrato. Diante dos indícios de direcionamento e favorecimento à companhia, a Polícia Civil instaurou um inquérito policial e solicitou a expedição de mandados de busca, que foram cumpridos nesta manhã.

O servidor foi exonerado dos quadros da administração municipal logo após a divulgação do caso. Além disso, outro engenheiro que participou da fiscalização do contrato foi desligado dias depois. Durante as investigações, a polícia constatou que uma empregada terceirizada da prefeitura tomou medidas para formatar o computador usado pelo servidor logo após a sua exoneração, com o objetivo de destruir provas.

Portanto, os quatro alvos da investigação foram os dois engenheiros, a proprietária da empresa vencedora e a terceirizada. Foram apreendidos documentos e aparelhos eletrônicos que serão periciados e analisados a fim de esclarecer os fatos e identificar caso haja a participação de outros envolvidos.

Manifestação do prefeito

O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, usou suas redes sociais para se manifestar a respeito do caso em vídeo. “Tolerância zero com desvio de condutas”, afirmou o político. Segundo ele, nenhum pagamento foi feito à empresa, com a qual o contrato foi rompido em outubro do ano passado, período em que o engenheiro também foi exonerado.

Confira abaixo a fala completa do prefeito:

Relacionadas