Um homem de 27 anos foi condenado a 28 anos e nove meses de prisão por ter assassinado uma pessoa a golpes de facão. O crime ocorreu na última virada do Ano em Herval d’Oeste, no meio Oeste catarinense. A vítima foi Daniel Cesar de Oliveira, de 51 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital algumas horas depois. Rian Oliveira, de 21 anos, filho de Daniel, também se feriu, mas foi socorrido e sobreviveu.
De acordo com as investigações, Daniel, Rian e mais um homem da família assistiam juntos à queima de fogos no bairro São Jorge, na noite de 31 de dezembro do ano passado, quando o criminoso apareceu no local e inicou as provocações. Ele chegou a jogar uma lata de cerveja nas vítimas, que se afastaram do local para evitar o confronto.
No entanto, o criminoso voltou mais tarde, armado com uma faca e iniciou as agressões. O genro de Daniel ainda conseguiu desarmar o agressor, que foi embora e novamente retornou com outra faca, por volta das 6h da manhã.
Da rua, o acusado provocou as pessoas chamando todos para a briga. Para enganá-las, erguia a roupa na tentativa de demonstrar, de forma dissimulada, que estava desarmado. O cachorro da família saiu para a rua e um adolescente foi buscá-lo.
O pai e o irmão correram para defendê-lo. Nesse momento, o réu encurralou Daniel contra um carro e desferiu três golpes de faca, que causaram sua morte. Rian jovem foi atingido com duas facadas. Mais pessoas chegaram e prestaram socorro. O acusado fugiu e escondeu a arma no mato. Ele se apresentou na delegacia seis dias depois, com advogado, mas foi preso.
O nome do suspeito agora condenado a 28 anos de prisão não foi divulgado pois o processo correu sob segredo de Justiça. Na época do crime, no entanto, a Polícia Civil confirmou que o agressor estava em liberdade condicional por conta de outro crime que havia praticado.