Em Balneário Camboriú, a Secretaria de Saúde retomou os atendimentos prestados no grupo de promoção e prevenção à saúde da gestante na Unidade Básica de Saúde Nova Esperança nesta semana. Durante a gestação, as mamães precisam de suporte, principalmente emocional, para que este período se torne ainda mais agradável, prazeroso e para que se sintam acolhidas.
Na UBS Nova Esperança, seis gestantes já estão sendo atendidas pela equipe formada por médica, enfermeiras e agentes comunitários de saúde. No grupo, os profissionais trabalham a importância do pré-natal durante a gestação e as principais queixas das mulheres durante o período gestacional.
Esse grupo é muito importante porque dá atenção à gestante e possibilita a troca de informações, conhecimento e experiências. Também é essencial que a mulher tenha uma rede de apoio fora da unidade, seja familiares ou amigos, com quem ela possa contar durante o pré-natal, no trabalho de parto e no pós-parto”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica, Scheila Fernandes.
“As gestantes atendidas pelo SUS são encaminhadas ao grupo, que estava em pausa nos últimos dois anos devido à pandemia do Coronavírus. O projeto retomará as atividades nas demais unidades gradativamente.