O deputado estadual Camilo Martins (Podemos), acompanhado do líder do governo na Assembleia Legislativa, Ivan Naatz (PL), reuniu-se nesta terça-feira (17) com o governador Jorginho Mello (PL) e com o chefe da Casa Civil, Estêner Soratto Júnior.
Camilo, que passará a fazer parte da base do governo, foi apresentar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o duodécimo da Defesa Civil. Ou seja, assim como os poderes do Estado, o setor também receberá um repasse anual. A fonte da receita ainda não foi definida, mas uma deve ser o próprio governo.
A proposta foi noticiada em primeira mão pela minha coluna na semana passada. Com a ajuda do governador, a expectativa é que a matéria volte a tramitar, já que estava parada na Comissão de Constituição e Justiça por causa de um pedido de vistas do deputado Marcius Machado (PL), por orientação do próprio governo.
A ideia, segundo Camilo Martins, é aumentar o percentual repassado para a Defesa Civil de 0,27% para 0,50% da receita do Estado. Em conversa com ele, o deputado Júlio Garcia (PSD) chegou a sugerir uma discussão com os demais poderes, para que todos colaborem com um percentual, o que reduziria o impacto no Executivo.
Pelo que me informaram, Jorginho Mello foi convencido por Camilo e Naatz a apoiar a PEC, tanto que ajudará a construir a aprovação do projeto. Resta saber se ele tomará a frente e articulará com os demais poderes o repasse de forma solidária, ou seja, em conjunto para a Defesa Civil. De qualquer modo, a sensibilidade do governador em relação ao assunto mostra que há um entendimento sobre a necessidade de fortalecer o órgão.
Ministro no Médio Vale
O Governo Federal enviará mais um ministro para Santa Catarina para conferir a situação provocada pelas fortes chuvas. Neste próximo sábado (21), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, chegará às 9h em Blumenau.
A informação foi divulgada pela deputada federal Ana Paula Lima (PT), que articulou a vinda do ministro após ter recebido um pedido dos prefeitos dos municípios atingidos pelas enchentes no Vale do Itajaí. Para o encontro que está sendo organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) com o ministro, foram convidados o governador Jorginho Mello (PL), prefeitos, representantes da Defesa Civil e demais lideranças.
49 prefeitos no PSD
O PSD filiará, no próximo dia 26, o prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza. Até a filiação de Liba, o PSD já contava com 48 prefeitos; com essa nova aquisição, a sigla passará a governar sete das quinze maiores cidades do Estado. Sob a liderança de Eron Giordani no Estado desde janeiro, o partido cresceu em todas as regiões catarinenses.
“O nosso jeito de fazer política, cumprindo a palavra, e os resultados das gestões que o PSD vem realizando nas cidades do nosso Estado, têm demonstrado que há uma abordagem diferente na política, combinando experiência, inovação e resultado”, ressalta Eron. Antes de fechar com o PSD, Fronza que disputará a reeleição foi convidado pelo governador Jorginho Mello para se filiar ao PL.
Proteção Social dos Militares
Os comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Aurélio Pelozato, e dos Bombeiros, coronel Fabiano de Souza, juntamente com as associações representativas dos militares, reuniram-se nesta terça-feira (17) com o presidente do Iprev, Vânio Boeing, que foi acompanhado de sua equipe técnica. Foi apresentada aos militares a proposta de projeto de lei complementar sobre o modelo de gestão do Sistema de Proteção Social da categoria.
Após ouvirem a proposta, as entidades representativas disseram não concordar com a proposta e se retiraram da reunião. O principal ponto de discórdia é que os militares não aceitam que a gestão do Sistema de Proteção seja feita pelo Iprev. Eles não abrem mão de que militares fiquem no comando.
Comando do Progressistas
A bancada estadual do Progressistas apresentará o nome do deputado Zé Milton Scheffer para a presidência do partido em Santa Catarina. Mesmo assim, o discurso é de evitar disputa e construir um consenso para não prejudicar o partido um ano antes das eleições municipais.
Contorno viário só em 2024
O deputado estadual Sérgio Guimarães (UB) criticou a Autopista Litoral Sul, concessionária do trecho norte da BR-101, pelo atraso na conclusão das obras do contorno viário da Grande Florianópolis, cuja previsão para conclusão era dezembro deste ano.
“As obras do contorno viário estão atrasadas há 12 anos e agora emitem um documento atestando o quanto são incompetentes. É o quinto Termo Aditivo entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Autopista Litoral Sul, agora, para incluir no contrato de concessão novo cronograma, fruto da reprogramação de investimentos não executados ou em atraso”, disparou Guimarães.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.