O Beto Carrero World anunciou nesta quinta-feira (27) o encerramento das atividades do Mundo Animal, seu zoológico que por 32 anos foi uma das atrações mais emblemáticas do parque multitemático. De acordo com um comunicado oficial, a decisão foi tomada visando prioritariamente o bem-estar dos animais.
“Temos muito orgulho e respeito por toda história que tivemos com os animais. Meu pai, Beto Carrero, tinha uma conexão incrível e nos inspirou a cuidar, preservar e amar cada um deles. As gerações mudam, e hoje entendemos que é mais significativo receber os animais que nos visitam espontaneamente, como capivaras e pássaros migratórios, do que manter espécies selvagens dentro de um parque temático”, comenta Alex Murad, Presidente do Conselho Administrativo do Beto Carrero World.
A decisão de encerrar as atividades do Mundo Animal já estava sendo considerada há algum tempo e foi discutida previamente com a equipe técnica do zoológico, conforme esclareceu a bióloga Kátia Cassaro, coordenadora do parque.
“Trabalhamos num parque multitemátivo. Tem shows, brinquedos, atrações que talvez não combinem com a manutenção dos animais. Essa situação vem sendo pensada há muito tempo, se esses recintos devem coexistir com as demais atrações. E chegamos à conclusão que não”.
Com a visitação já suspensa, o parque está atualmente concluindo a transferência das últimas espécies para novos destinos. Alex Murad decidiu manter em sigilo os locais para onde os animais serão levados. Uma das principais preocupações do filho de Beto Carrero é assegurar que os novos lares ofereçam carinho e cuidado aos animais.
“Serão levados para locais onde possam caminhar com mais tranquilidade, onde possam reproduzir, e onde encontrem pessoas que, como nós, tenham essa paixão”.