
A Meta anunciou que o WhatsApp passa a contar com um novo recurso desenvolvido para aumentar a segurança e o controle sobre o conteúdo compartilhado no aplicativo. A nova funcionalidade é chamada “Privacidade avançada do chat” e já está disponível na versão mais recente do aplicativo.
Ao ser ativada, a ferramenta bloqueia a exportação de conversas, o download automático de arquivos nos dispositivos e a utilização das mensagens por ferramentas de inteligência artificial. Assim, o recurso permite restringir ações que possam expor informações trocadas entre usuários. Na justificativa, o operador do WhatsApp destacou que com a novidade os participantes de um chat, de qualquer natureza, terão tranquilidade de saber que o que é dito na conversa ficará restrita a aquele “ambiente”.
A Privacidade avançada do chat foi criada para proteger informações ou debates de temas delicados e pode ser usada tanto em conversas individuais quanto em grupos. Para ativar a nova ferramenta, o usuário do WhatsApp, deve abrir a conversa desejada, tocar no nome do contato ou do grupo, e selecionar a opção “Privacidade avançada do chat”.
A plataforma orienta que a função é ideal para grupos com conversas de assuntos que necessitem de sigilo, como assuntos de planejamento, dados e informações delicadas, no qual nem todos os participantes se conhecem bem.