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Voos emergenciais impulsionam movimento em aeroportos de SC

A mudança resultou em um aumento no tráfego de passageiros

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Voos emergenciais impulsionam movimento em aeroportos de SC
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, devido a circunstâncias emergenciais, diversos aeroportos em Santa Catarina emergiram como alternativas para atender às necessidades de transporte aéreo. Esta mudança resultou em um significativo aumento no tráfego de passageiros durante as primeiras semanas de maio.

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O Aeroporto de Jaguaruna registrou um aumento de 43,4% em comparação com o mesmo período do mês anterior, enquanto o Aeroporto de Florianópolis experimentou um acréscimo de 17% em relação às projeções da concessionária.

Entre os dias 6 e 14 de maio, a Azul operou voos no Aeroporto de Jaguaruna com uma aeronave A320, que tem capacidade para 174 passageiros, substituindo o avião regular, um ATR72-600, com capacidade para 70 passageiros. Além disso, a Latam realizou seis voos extras utilizando também aeronaves A320, com previsão de mais voos adicionais até o final de maio.

Em Florianópolis, tanto a Latam quanto a Azul anunciaram a operação de 44 voos extras por semana até o final de maio. A Gol, por sua vez, iniciou a oferta de dois voos extras diários para a capital catarinense a partir de Congonhas e do Galeão, totalizando mais de 30 voos extras até o final de maio.

Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), enfatizou: “Os aeroportos de Santa Catarina estão totalmente engajados em ajudar tanto os passageiros que necessitam de deslocamento quanto na logística de transporte de doações desde o início dessa crise”.

Além das operações comerciais, a Latam realizou o transporte gratuito de ajuda humanitária para as áreas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul por meio do programa “Avião Solidário”. Foram transportadas 10 toneladas de doações, incluindo três toneladas de cestas básicas e 10 mil cobertores, que foram arrecadados pelo Movimento União BR em São Paulo e enviados para Florianópolis nos compartimentos de carga das aeronaves.

A operação aérea reduziu em quase 10 horas o tempo de transporte das doações em comparação com o transporte rodoviário. Após chegar a Florianópolis, as doações foram encaminhadas por via terrestre para Porto Alegre, onde o Movimento União BR as distribuiria às áreas afetadas. Esta colaboração envolveu a empresa aérea, o governo de Santa Catarina, as secretarias de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Proteção e Defesa Civil, e os Aeroportos de Florianópolis e Jaguaruna.

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