
A tragédia do Rio Grande do Sul (RS) criou uma grande rede de solidariedade, que deve permanecer ativa por um bom tempo, até que os gaúchos consigam reconstruir o que a enchente destruiu. Nesse sentido, surgiu um grupo, chamado de Voluntários do Alto Vale do Itajaí, que se uniu para ajudar os moradores do estado vizinho.
Trata-se, acima de tudo, de um trabalho sem fins lucrativos, desenvolvido por trabalhadores comuns que se juntaram para ajudar o próximo. São moradores de cidades do Alto Vale, que arrecadam doações e dinheiro. Além disso, eles também colaboram com a mão de obra, limpando casas de famílias atingidas pelas chuvas no RS.
Até o momento, o grupo já esteve duas vezes no RS. Primeiramente na cidade de Encantado, com a participação de 32 voluntários. Em seguida, na cidade de Muçum, com 29 voluntários. Agora, eles se preparam para ir para o município de Canoas. “Buscamos, por meio de nossas missões, levar esperança e assistência às famílias necessitadas”, afirma a organização.
Confira abaixo um vídeo que mostra um pouco do trabalho dos voluntários no RS:
Como ajudar as famílias do RS
Cada voluntário doa seu tempo e seu trabalho. Eles também levam doações de roupas, alimentos e produtos de limpeza. As contribuições podem ser feitas através do Pix (47) 99143-0152 em nome de Tiago Schulenburg (um dos integrantes do grupo).

“Como voluntários engajados desta causa, temos dedicado nosso tempo e esforço para contribuir de forma significativa para o bem estar da comunidade. E para a promoção de ações que visam melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas”, declarou também o grupo.

O levantamento da Defesa Civil do RS aponta que 2,398 milhões de pessoas foram afetadas de alguma maneira pela tragédia climática. Isso significa o equivalente a 22,04% da população do Estado. Além disso, 182 pessoas perderam a vida.