No estado de Santa Catarina, cerca de 15% da população tem 60 anos ou mais. O Governo do Estado por meio das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) atua na prevenção de violência contra pessoas idosas.
No próximo sábado (15), é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso, a data serve para chamar a atenção da sociedade da necessidade de respeitar e proteger as pessoas idosas.
Apenas nesse ano já foram registrados mais de 940 inquéritos de crimes contra idosos nas unidades policiais do estado. Entre os crimes mais comuns estão apropriação de bens e proventos, falta de assistência à saúde, exposição perigosa, entre outros.
Mas não basta apenas atuar no enfrentamento ao problema é preciso também trabalhar na prevenção à violência. Para tanto, equipes treinadas que atuam nas DPCAMI de todo o estado promovem rodas de conversas nas instituições de acompanhamento de idosos.
Essas ações têm o objetivo de informar os participantes sobre os seus direitos e onde buscar ajuda, em caso de necessidade. Como a violência normalmente é praticada dentro da casa da vítima, é importante que pessoas próximas estejam alertas para mudanças de comportamento.
“As pessoas devem ficar atentas aos sinais dados pela vítima como o entretecimento, a falta de recursos para comprar remédios, alimentos, o afastamento do convívio social”, destacou a delegada Patrícia Zimmermann D’Avila, titular da Coordenadoria das DPCAMI.
Em caso de suspeita de violência contra a pessoa idosa, é responsabilidade de todos denunciar. Procure por qualquer delegacia de Polícia Civil ou ligue para o Disque Denúncia no número 181.
As denúncias podem ser feitas também pelo WhatsApp no número (48) 98844-0011 ou pela Delegacia Virtual, pelo endereço delegaciavirtual.sc.gov.br, na internet.