
Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que irá instalar câmeras de segurança em todas as escolas estaduais. A tomada da decisão ocorreu após os últimos casos de invasão em escolas que ocorreram nos últimos dias, sendo dois deles em Blumenau, no Vale do Itajaí, e um no Rio Grande do Sul, que resultou na morte de uma criança de 9 anos.
A medida já era esperada há muito tempo pela comunidade escolar. Após duas grandes tragédias ocorrerem em creches de Santa Catarina, na cidade de Saudades e em Blumenau, que resultaram em mortes, as forças de segurança e profissionais das escolas adotaram vários protocolos nas escolas municipais, estaduais, públicas e particulares. No entanto, a instalação de câmeras de segurança permaneceu apenas na expectativa dos pais e profissionais, até o momento.
Agora, o Governo de Santa Catarina vai instalar mais de 10 mil câmeras de segurança nas unidades escolares. Além disso, botões de pânico e sensores também estão no pacote de segurança. Conforme Jorginho Mello, a instalação dos equipamentos ocorrerá a partir do mês de setembro. Para isso, a abertura do pregão será neste mês de julho.
Enfim, outro compromisso anunciado pelo governador é de que todas as salas de aula terão condicionadores de ar até o início do verão. Confira o vídeo divulgado nas redes sociais: