
A Prefeitura de Brusque divulgou um balanço parcial das ocorrências atendidas nas últimas 24 horas devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. As equipes notificaram ao todo 58 atendimentos, dos quais 39 estavam relacionados a deslizamentos. Além disso, registraram alagamentos pontuais, quedas de muro e árvores, e o rompimento de tubulação.
O nível do rio Itajaí-Mirim, que corta a cidade, alcançou 5,8 metros às 7h da manhã desta sexta-feira (17). Em seguida, o nível começou a baixar gradativamente, chegando a 4,56 metros às 10h30.
Mesmo assim, o rio transbordou em dois pontos da Avenida Bepe Roza, conhecida como Beira Rio margem direita, provocando alagamentos que interromperam o trânsito em dois pontos da cidade: Centro, próximo à ponte Estaiada e no loteamento EMA II. No primeiro ponto o fluxo já foi liberado e, a inundação continua no segundo trecho.
Em Vidal Ramos, o nível do rio atingiu 1,84 metros, valor considerado dentro da normalidade. Já em Botuverá, o nível se manteve estável em 1,33 metros. Em Guabiruba, o rio alcançou 3,58 metros às 2h da madrugada, mas o nível já baixou para 1,91 metros.
As chuvas impactaram especialmente o bairro Limeira Baixa, onde o rio Limeira e seus afluentes frequentemente causam alagamentos e enxurradas. Nos últimos anos, essa região tem registrado as principais ocorrências desse tipo na cidade.
Confira o vídeo registrado pela equipe de reportagem da Massa FM 107, com os alagamentos na localidade:
As autoridades confirmaram que 144 pessoas estão desalojadas, mas não há desabrigados. A Prefeitura montou o Abrigo Municipal na Arena Brusque, que ainda não recebeu nenhum morador. Caso precise, a pessoa pode ir diretamente ao local ou acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Acumulado de chuvas
Nos últimos dois dias, Brusque acumulou 240,30 milímetros de chuva, sendo que 210,50 milímetros caíram nas últimas 24 horas e 68,80 milímetros nas últimas 12 horas. Nas últimas 6 horas, a cidade registrou 24,80 milímetros de precipitação. Já nas cidades vizinhas, Vidal Ramos registrou 5,3 milímetros, Botuverá 31,8 milímetros e Guabiruba 25,93 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
A Defesa Civil continua monitorando a situação e recomenda que a população siga as orientações das autoridades. Em caso de necessidade, as pessoas devem evacuar áreas de risco. Para emergências, acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.