Um fenômeno considerado raro, que já atingiu o Rio Grande do Sul no início dessa semana, chegou a Santa Catarina nesta sexta-feira (13). É a chamada “chuva preta”, causada pelas fumaças da Amazônia, que afetam o ar do Estado desde o início de agosto. Confira no vídeo abaixo:
As imagens acima foram gravadas por um morador da cidade de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, a cerca de 85 quilômetros de Blumenau. O fenômeno recebe esse nome devido a coloração escura da chuva que se mistura com o ar da poluição e das fumaças.
No Rio Grande do Sul, o fenômeno foi registrado na segunda-feira (9) na região Sul do estado e nesta quinta-feira (12) na região central. O cenário das fumaças em Santa Catarina acontece após a Floresta Amazônica enfrentar o maior número de queimadas no mês de julho desde 2005.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em julho, foram registrados 11.145 focos de queimadas na região. Em 2024, a região enfrentou o maior número de queimadas desde 2008.
Além do território gaúcho e catarinense, o corredor de fumaça impacta um total de 10 estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Oeste do Paraná, partes de Minas Gerais e de São Paulo, assim como o Amazonas.
A chegada da frente fria, entretanto, deve amenizar a situação ainda nessa semana. Isso porque a mudança no padrão dos ventos ou a chegada de chuvas mais intensas são as condições necessárias para inibir o transporte de fumaça para o Estado.