Um grupo de amigos que participava de um passeio numa canoa havaiana no Norte da Ilha, em Florianópolis, foi surpreendido por uma vistia inusitada. Uma baleia-franca adolescente se aproximou da embarcação, e pareceu interagir com a tripulação. Uma das canoístas conseguiu fazer um vídeo:
O flagrante ocorreu próximo à Ilha do Francês. Os tripulantes da canoa estavam todos sem coletes. Procurada pela reportagem do Guararema News, a pessoa que fez a filmagem, identificada como Ana Peixoto, não quis falar a respeito.
A multa prevista para quem perturbar as baleias é de R$ 2,5 mil. A principal regra é não chegar a menos de 100 metros delas, não tentar acompanhar lado a lado as baleias, e não tentar conduzi-las para outra região com embarcação.
No Sul da Ilha, o mirante do Morro das Pedras, às margens da rodovia SC-406, tem atraido cada vez mais visitantes em busca de conseguir observar as baleias. São moradores e turistas que frequentam o local na expectativa de verem uma baleia-franca submergir nas águas.
Ao todo, segundo o Programa de Monitoramento de Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, mais de 40 animais foram vistos nesta temporada. A maior parte em Laguna (26), mas também em Garopaba e Imbituba. Segundo o analista ambiental e fiscal do Ibama Luiz Roberto Louzada, os animais são filhotes que estão aprendendo a nadar e a respirar.
O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba 2024 começa sempre em junho e segue até novembro. Além dos sobrevoos, diariamente equipes de campo realizam a observação terrestre a partir de pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira, em Imbituba.