Região Grande Florianópolis

Vídeo: Baleia-franca surge durante passeio de canoa em Florianópolis

Canoístas, que estavam todos sem coletes, não quiseram falar com os jornalistas

Autor
Vídeo: Baleia-franca surge durante passeio de canoa em Florianópolis

Um grupo de amigos que participava de um passeio numa canoa havaiana no Norte da Ilha, em Florianópolis, foi surpreendido por uma vistia inusitada. Uma baleia-franca adolescente se aproximou da embarcação, e pareceu interagir com a tripulação. Uma das canoístas conseguiu fazer um vídeo:

PUBLICIDADE

O flagrante ocorreu próximo à Ilha do Francês. Os tripulantes da canoa estavam todos sem coletes. Procurada pela reportagem do Guararema News, a pessoa que fez a filmagem, identificada como Ana Peixoto, não quis falar a respeito.

A multa prevista para quem perturbar as baleias é de R$ 2,5 mil. A principal regra é não chegar a menos de 100 metros delas, não tentar acompanhar lado a lado as baleias, e não tentar conduzi-las para outra região com embarcação.

No Sul da Ilha, o mirante do Morro das Pedras, às margens da rodovia SC-406, tem atraido cada vez mais visitantes em busca de conseguir observar as baleias. São moradores e turistas que frequentam o local na expectativa de verem uma baleia-franca submergir nas águas.

Ao todo, segundo o Programa de Monitoramento de Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, mais de 40 animais foram vistos nesta temporada. A maior parte em Laguna (26), mas também em Garopaba e Imbituba. Segundo o analista ambiental e fiscal do Ibama Luiz Roberto Louzada, os animais são filhotes que estão aprendendo a nadar e a respirar.

Foto: reprodução / divulgação

O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba 2024 começa sempre em junho e segue até novembro. Além dos sobrevoos, diariamente equipes de campo realizam a observação terrestre a partir de pontos fixos nas praias do Porto e Ribanceira, em Imbituba.

Relacionadas