
Na noite desta terça-feira (18) os dois astronautas presos no espaço devem retornar à Terra. A Nasa confirmou a chegada da cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Os astronautas estão no espaço desde o dia cinco de junho de 2024.
A missão Crew-9, que seria concluída na quarta-feira (19), foi antecipada para terça-feira, devido às condições climáticas favoráveis previstas para a costa da Flórida (EUA), conforme informou a agência espacial americana. Todavia, os gerentes da missão continuam a monitorar as condições para definir a melhor área para o pouso da cápsula.
A Dragon Endurance levou três astronautas e um cosmonauta para substituir a tripulação que voltará ao continente. Veja o momento em que as equipes se encontram em um vídeo divulgado pela Nasa:
A viagem ao espaço
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams haviam embarcado na missão em junho do ano passado com a previsão de permanecerem no espaço por apenas oito dias. No entanto, devido a problemas técnicos na nave Boeing Starliner, que os transportou até a ISS, a estada se prolongou por nove meses.
Leia também: Astronauta da NASA é internado após ficar sete meses no espaço – Guararema News
O retorno
A empresa de Elon Musk colabora com a operação e acrescenta um fator político à exploração espacial. Assim que assumiu o poder, Donald Trump acusou Joe Biden de ter abandonado os astronautas no espaço. Elon Musk, que integra o governo Trump garantiu que a SpaceX poderia resgatar os astronautas.
A Nasa exibirá, a partir da noite desta segunda-feira (17), o voo que trará de volta à Terra os astronautas da missão Crew-9. A agência espacial norte-americana abrirá sua transmissão às 23h45, no horário de Brasília.
A agência voltará a exibir imagens da missão na terça-feira (18), a partir das 17h45, no horário de Brasília, quando a nave começará a manobra de entrada na atmosfera da Terra. Contudo, a transmissão mostrará ainda o splashdown, momento em que a nave tocar na superfície aquática, que deve acontecer às 18h57 (horário de Brasília) de terça-feira.
Enfim, com o retorno, outros cientistas substituirão a equipe.
Com informações do Correio Brasiliense