
A Câmara de Vereadores de Blumenau deu um passo importante na busca pela recuperação fiscal e orçamentária da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Na última sessão, nesta terça-feira (11), os vereadores aprovaram a criação de uma Comissão Temporária para tratar do tema.
Comissão da FURB
Aprovada por unanimidade, a proposta do vereador Diego Nasato (NOVO) visa auxiliar a FURB na regularização dos débitos previdenciários junto ao ISSBLU e outros compromissos financeiros.
“Não se trata de uma intervenção direta à FURB, mas sim fazer, com a máxima transparência e com a participação de todos os envolvidos, discussões sérias sobre o que fazer para que a universidade tenha dentro de um prazo determinado suas contas saneadas”, explicou o vereador Nasato.
A comissão será composta por cinco membros e terá um prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Debate dos vereadores
Durante a discussão, diversos vereadores manifestaram apoio à iniciativa e cobraram da FURB uma solução para os parcelamentos dos débitos previdenciários.
Até o fechamento dessa reportagem, a Universidade não se manifestou sobre o assunto.
Próximos passos
Com a aprovação do requerimento, a Mesa Diretora da Câmara irá elaborar uma reaplicação com os termos da proposta. Portanto, a Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ) irá analisar o documento e, em seguida, o apresentará ao plenário para votação.
Por fim, a discussão na íntegra sobre a Comissão da FURB já está disponível.