Nesta quinta-feira (21), os ventos ganham força no litoral de Santa Catarina, devido a uma alta pressão atmosférica em alto mar. Isso aumenta a agitação marítima em toda a costa e traz risco de ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. De acordo com a Defesa Civil, o risco para ocorrências associadas à agitação marítima e aos ventos intensos é moderado em todo o litoral catarinense até sábado (23).
Os ventos atuam de forma persistente, principalmente durante esta quinta, soprando de leste com velocidade média entre 30 e 50 quilômetros por hora. Pode se esperar, ainda, ondas entre 2 e 2,5 metros, com picos de 3,0 metros em alto mar, e ressaca.
A partir de sexta-feira (22), os ventos perdem intensidade no litoral, mas o mar permanece agitado em toda costa catarinense. A circulação marítima segue presente, favorecendo a ocorrência de chuva persistente, com moderada a forte intensidade em alguns momentos. Entre o leste dos Planaltos e toda a faixa litorânea, o risco segue moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Nas demais regiões catarinenses ainda há condições para temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite. Porém, o risco é baixo a moderado para ocorrências.
No sábado, a circulação marítima começa a perder força, mas a chuva continua em toda a faixa litorânea. Ela ocorre com fraca a moderada intensidade, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Já no Litoral Norte, a precipitação pode ser pontualmente intensa, devido à formação de áreas de instabilidade, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná, onde o risco é moderado a alto para ocorrências associadas.
Nas demais regiões, o tempo volta a ficar mais estável. Deve haver sol entre nuvens e condições, apenas, para chuva fraca, isolada e passageira.
Recomendações contra ventos e mar agitado
- Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
- Por fim, caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.