Região Grande Florianópolis

Vendaval provoca apagão na Ilha de Santa Catarina

O temporal deixou quase 9 mil imóveis sem energia elétrica por cerca de uma hora e meia

Vendaval provoca apagão na Ilha de Santa Catarina
Foto: Divulgação / Engeplus

Ventos que atingiram 50 quilômetros por hora, segundo a Defesa Civil, causaram transtornos em Florianópolis na noite dessa quinta-feira (28). O temporal deixou quase 9 mil imóveis, entre residências de comércios, sem energia elétrica por cerca de uma hora e meia, entre às 20h e 21h30.

PUBLICIDADE

Os bairros mais atingidos foram Costa da Lagoa, Canto da Lagoa, Itacorubi, Jardim Anchieta, João Paulo e Lagoa da Conceição. A situação foi normalizada por volta das 21h30min. As equipes de trabalho da Celesc tiveram trabalho para restabelecer os sistemas de abastecimentos da várias regiões. A origem do apagão, entretanto, ainda está sendo investigada.

De acordo com Defesa Civil a ventania foi provocada pela passagem de uma frente fria por Santa Catarina. O fato ocorreu de forma pontual em várias regiões do estado, em alguns pontos com mais intensidade. Pelo menos três alertas de temporais foram emitidos pela Defesa Civil, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, nas últimas horas.

Ainda como consequência do fenômeno, há a projeção de alta de marés, com ondas de sul e picos altos de 2,5 a 3,5 metros, e risco de ressaca. Para as atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações, as condições são desfavoráveis. A temperatura também deve baixar de forma muito sensível durante o final de semana.  

Relacionadas