Região Balneário / Itajaí

Univali recebe representantes do Ministério da Pesca de Angola

Governo do país africano busca intercâmbio

Autor
Univali recebe representantes do Ministério da Pesca de Angola
Foto: Divulgação / Univali

Uma comitiva de representantes do Ministério da Pesca de Angola estão visitando a Universidade do Vale do Itajaí – Univali. O objetivo da visita técnica é promover o intercâmbio de tecnologia e de informações em diversas áreas. A recepção começou nesta segunda-feira (8).

PUBLICIDADE

No primeiro dia de trabalho, a agenda incluiu atividades na Unidade de Penha, a Cooperativa de Maricultores e na Colônia de Pescadores de Balneário Piçarras.

A equipe da Escola Politécnica apresentou o trabalho desenvolvido pelo Centro Experimental de Maricultura e o pelo Projeto de Monitoramento e das atividades pesqueira. Além disso, os representantes angolanos também conheceram outras iniciativas da Univali, como o Projeto de Monitoramento do Ambiente Oceanográfico da Sardinha-verdadeira e do Bonito-listrado.

A agenda incluiu ainda o Projeto Tecnologias para a Redução do Impacto sobre o Ecossistema Marinho e Sustentabilidade Econômica da Pesca Artesanal de Camarão. A visita técnica foi acompanhada pelos professores Cesar Albenes Zeferino, Gilberto Manzoni e Rodrigo Mazzoleni.

“Em maio de 2023, os representantes do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos vieram conhecer a estrutura e os projetos desenvolvidos pela Univali nas áreas da pesca e maricultura. Angola tem uma grande demanda por formação de mão de obra e implementação de tecnologias nessa área, e esperamos poder contribuir por meio dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por nosso corpo técnico-científico, bem como com as atividades dos cursos de graduação, pós-graduação e de capacitação ofertados pela instituição”, destacou o diretor da Escola Politécnica, professor Cesar Albenes Zeferino.

Comitiva

A empresa Siano & Rego, do Rio de Janeiro, intermediou a visita. Entre os dias 9 e 11 de julho, a comitiva participará, bem como, da programação da Expomar. O International Fish Congress & Fish Expo Brasil promove o evento com a correalização da Univali, em Itajaí.

Foto: Divulgação / Univali

O assessor da Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro Santos, o diretor do Cefopescas, Francisco Freitas, o técnico da Direção dos Assuntos do Mar do Ministério das Pescas, Carlos Culembe, o diretor do Instituto Médio de Pescas (Namibe), Napoleão Machado, e os representantes da Siano & Rego, Luciano Rêgo e Maruska Lima, formam a comitiva de Angola.

Relacionadas