
A Universidade do Vale do Itajaí – Univali – abriu inscrições para o curso de Jovem Aprendiz destinado a moradores de Balneário Camboriú. A qualificação, voltada para jovens entre 15 e 18 anos, prepara-os para o mercado de trabalho.
A formação, uma parceria entre a Univali, juntamente com a Prefeitura da cidade, é gratuita, sem taxa de inscrição ou mensalidades. O programa atende estudantes do Ensino Médio ou jovens que já concluíram essa etapa e que desejam participar de uma pré-qualificação para ingressar no mercado de trabalho.
Ao todo, são oferecidas 60 vagas, sendo 30 para o período matutino e 30 para o período vespertino. O curso dura um semestre letivo, com aulas às quartas e quintas-feiras. O objetivo do Jovem Aprendiz é capacitar os estudantes com habilidades técnicas e comportamentais, promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal dos participantes. Além disso, o foco é de estimular a formação educacional complementar ao ensino regular.
Quem pode participar
Os interessados devem se inscrever presencialmente no bloco central do campus Balneário Camboriú de 15 a 19 e de 22 a 26 de julho. Os candidatos precisam apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e diploma de conclusão do Ensino Médio ou, ainda assim, atestado de matrícula, comprovando que é estudante.
“Durante os quatro meses de formação, os estudantes têm acesso a conteúdos relacionados à ética e postura profissional, comunicação e linguagem, expressão corporal e orientação profissional por meio de oficinas ministradas por integrantes dos nossos projetos de extensão. Além de reafirmar nosso compromisso com a extensão universitária, o Jovem Aprendiz é um programa com um grande potencial transformador”, observa a diretora de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, professora Attela Jenichen Provesi.
Em junho, o programa Jovem Aprendiz completou 10 anos de atividades sob a condução da Univali. Além da pré-qualificação, o programa encaminha os estudantes para o mercado de trabalho. Outra iniciativa é a realização de encontros semanais durante dois anos, conforme determina a Lei do Aprendiz.