Região Santa Catarina

Último dia de maio registra -3,3°C na Serra Catarinense

O último dia de maio registrou recorde nas temperaturas

Autor
Último dia de maio registra -3,3°C na Serra Catarinense
Foto: Reprodução / Cimaterra

As temperaturas recordes no estado marcaram o final do mês de maio. Na madrugada desta sexta-feira, (31) a Serra catarinense registrou temperaturas negativas, atingindo -3,3°C por volta das 8h, em Bom Jardim da Serra, considerada a menor temperatura registrada neste ano em Santa Catarina.

PUBLICIDADE

Segundo as estações meteorológicas oficiais, localizadas nos pontos mais altos da Serra catarinense, os municípios de Urupema e São Joaquim também registraram as mínimas por volta das 8h, com Urupema marcando -2,04°C e São Joaquim -0,15°C.

Com temperaturas próximas ou abaixo de zero, muitos municípios da Serra, Planalto Sul e Meio-Oeste amanheceram com formação de geada, conforme afirmou a equipe de monitoramento da Defesa Civil do Estado.

Nesta sexta-feira (31), as temperaturas mínimas variaram entre -2°C e 7°C no Planalto Sul, de 1°C a 8°C no Meio-Oeste, 3°C a 8°C no Planalto Norte e de 5°C a 13°C nas demais regiões.

Figura 1: A Defesa Civil monitorou as temperaturas a partir das 7h da manhã. O declínio das temperaturas é causado por uma massa de ar seco, levando ao resfriamento noturno e à formação de nevoeiros em várias regiões, conforme mostrado pelos tons azuis na imagem de satélite do GOES-16.

As temperaturas mais baixas neste final da madrugada e início da manhã implicam em um risco baixo para ocorrências relacionadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.

Recomendações para a população

  • Atenção especial à população mais vulnerável (por exemplo, idosos, crianças, enfermos e moradores de rua).
  • Abrigue os animais domésticos nas noites mais frias.
  • Certifique-se de se agasalhar adequadamente e de manter uma boa hidratação.
  • Evite locais fechados, aglomerações de pessoas e mantenha a higiene das mãos.

Relacionadas