Região Grande Florianópolis

UFSC inaugura novo Alojamento Estudantil Indígena na Capital

Prédio tem espaço para abrigar 60 estudantes

Autor
UFSC inaugura novo Alojamento Estudantil Indígena na Capital
Foto: divulgação

A Universidade Federal de Santa Catarina inaugurou nesta segunda-feira (18) o novo Alojamento Estudantil Indígena. A solenidade de inauguração ocorreu pela manhã, em frente ao espaço do novo alojamento, ao lado do Restaurante Universitário. A cerimônia contou com a presença do reitor, professor Irineu Manoel de Souza e da vice-reitora, Joana Célia dos Passos. Também participaram de integrantes da gestão da UFSC e da vereadora Cíntia Mendonça (Psol).

PUBLICIDADE

Com obras iniciadas em maio de 2023, o alojamento tem capacidade para abrigar 60 estudantes, divididos em 12 dormitórios compartilhados. São oito dormitórios para grupos e quatro para estudantes com filhos. O prédio conta com sala de descanso, brinquedoteca e cozinha. Na construção foram observadas características como iluminação natural e ventilação cruzada, além de sistema de ventilação mecânica nos espaços de longa permanência.

Durante a construção do alojamento, a pró-reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis coordenou a elaboração do Regimento do Alojamento, em conjunto com estudantes indígenas, com participação efetiva dos moradores da Ocupação Maloca.

De acordo com a pró-reitora Simone Sobral Sampaio, o novo alojamento representa o “processo de resistência e reivindicação de estudantes indígenas, e resposta institucional proveniente do compromisso político empenhado em reconhecer os direitos de estudantes indígenas à permanência, aliado ao direito à educação superior, em especial, na UFSC”.

Relacionadas