A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinou um acordo de cooperação técnica com a montadora chinesa GAC Motors. A montadora vai fabricar automóveis no Brasil com a ajuda de tecnologia da universidade.
Além da Ufsc, estão na lista de ajuda tecnológica a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os detalhes do acordo foram divulgados na quinta-feira (5). As três instituições são referências em engenharia mecânica, elétrica e automotiva no Brasil.
A montadora GAC planeja investir R$ 5,8 bilhões nos próximos cinco anos. Contudo, desse montante R$ 120 milhões irão para as universidades parceiras, a verba será destinada para pesquisa e desenvolvimento de veículos com motores híbridos movidos a etanol.
A GAC é a quinta maior fabricante de automóveis da China, com 2,52 milhões de carros produzidos em 2023. A montadora destacou que além da produção de automóveis, eles querem participar dos rumos da indústria nacional.
As universidades vão coordenar projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de veículos, motores, autopeças, componentes e materiais, com incentivos técnicos e financeiros da GAC. As parcerias também incluem estágios para estudantes e profissionais entre China e Brasil, além de programas de capacitação conjunta.
O principal objetivo dessa parceria é produzir localmente motores flex e híbridos-flex para os carros que a montadora passará a vender e fabricar no Brasil a partir de 2025. A montadora chinesa quer ter uma linha de produção completa e um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.