Uma comitiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará uma nova viagem ao Rio Grande do Sul no dia 29 de junho. A instituição segue mobilizando recursos para levar donativos e apoio à população afetada pelas enchentes.
Além das doações, a comitiva quer promover ações de extensão nos abrigos. Será a terceira viagem ao Rio Grande do Sul de representantes da universidade desde maio, o mês mais crítico da tragédia climática.
Uma das campanhas em andamento visa apadrinhar famílias abrigadas pela organização Mulheres Voluntárias de Canoas. Criada em virtude da tragédia climática, a entidade acolhe provisoriamente mulheres e seus filhos que tiveram suas residências atingidas pela água, e acompanha o retorno aos lares, quando possível.
O objetivo é viabilizar a aquisição ou doação de itens como móveis e eletrodomésticos, além da limpeza e do restauro das moradias, para que os abrigados possam retornar. Saiba como contribuir.
Outra ação, é a Campanha Cartinhas do Bem, que busca contemplar pedidos feitos por crianças em abrigos de Porto Alegre e Canoas. As duas iniciativas recebem doações e podem ser acompanhadas, dentre outras formas, pelo Instagram da Udesc.
As campanhas são parte de uma ampla mobilização na Udesc, articulada inicialmente a partir de ações extensionistas e das direções de Extensão dos centros de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, e de Educação a Distância (Cead).