
Nessa sexta-feira (23) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou taxar a empresa Apple em 25% se seus aparelhos não forem produzidos, exclusivamente, em solo norte-americano. Trump afirmou que, se a empresa não transferir suas indústrias para os Estados Unidos, passará a pagar uma tarifa de 25%.
As vendas e o lucro da Apple podem sofrer um grande impacto se a ameaça do presidente se concretizar, pois o preço dos Iphones pode aumentar drasticamente.
“Há muito tempo, informei Tim Cook, da Apple, que espero que os Iphones vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, não na Índia ou em qualquer outro lugar. Caso contrário, a Apple deverá pagar uma tarifa de pelo menos 25% aos EUA”, ameaçou Trump.
Tim Cook, apesar dos apelos de Trump, quando foi apresentar os resultados do primeiro trimestre no início deste mês e afirmou que esperava que “a maioria dos Iphones vendidos nos Estados Unidos tivesse a Índia como país de origem”. O que permitiria evitar as tarifas anunciadas por Trump para produtos procedentes da China, principal centro de fabricação dos iPhones.
Em uma declaração conjunta, os dois lados se comprometeram a tomar essas medidas enquanto as negociações continuam em um “espírito de abertura mútua, comunicação contínua, cooperação e respeito mútuo”.