Região Santa Catarina

Três cidades de SC registram neve na madrugada de domingo

Frio intenso deve durar até terça-feira

Autor
Três cidades de SC registram neve na madrugada de domingo
Foto: Divulgação / Prefeitura de Urubici

Pelo menos três cidades de Santa Catarina registraram neve entre a tarde de sábado (24) e a madrugada de domingo (25). São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici, no planalto sul catarinense, experimentaram temperaturas congelantes, resultando na formação de neve, ainda que de baixa intensidade.

PUBLICIDADE

A massa de ar polar que começou a atuar no sul do Brasil na última sexta-feira (23) trouxe, além da neve, espetáculos naturais como a formação de sincelo e geada em outras áreas elevadas do Estado.

Segundo dados da Epagri/Ciram e da Metsul Meteorologia, as temperaturas caíram abaixo de -3ºC, com sensação térmica inferior a -18ºC. Este foi o segundo episódio de neve registrado apenas em agosto, e os órgãos oficiais preveem a repetição do fenômeno nos próximos dias.

Turismo na Serra

Com a intensificação do frio, muitos turistas conseguiram reservar hospedagens de última hora nas cidades da Serra. Outros optaram pelo “bate-volta”, apenas para registrar o fenômeno. Na noite de sábado, o movimento na Serra do Rio do Rastro, rodovia turística que liga o sul de Santa Catarina ao Planalto Sul catarinense, superou a média habitual.

Previsão do Tempo

A Defesa Civil de Santa Catarina prevê um amanhecer ainda mais frio na segunda-feira (26). Há condições para formação de geada ampla desde o Extremo Oeste até áreas do litoral. A massa de ar frio e seco garante tempo firme e ensolarado ao longo do dia.

Ainda assim, as temperaturas mínimas seguirão muito baixas, variando entre -5°C e 2°C desde o Extremo Oeste até a Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí, e de 2°C a 8°C no Médio e Baixo Vale do Itajaí e regiões costeiras.

À tarde, as máximas deverão oscilar entre 14°C e 19°C na maior parte do Estado, com valores entre 9°C e 15°C no Planalto Sul. Além disso, o risco para ocorrências associadas às baixas temperaturas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, permanece de moderado a alto.

Relacionadas