Região Grande Florianópolis

Teste de Matemática e Português reprova 80% dos alunos em Florianópolis

Estudantes do Ensino fundamental passam por avaliações no projeto Avalia Floripa

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Teste de Matemática e Português reprova 80% dos alunos em Florianópolis
Sala de aula no Ensino Fundamental, em Florianópolis. Foto: divulgação

Em Florianópolis, de cada 10 estudantes da rede municipal de ensino, apenas dois possuem conhecimento adequado em Língua Portuguesa e Matemática. Esse é um dos resultados da prova Avalia Floripa. Ela é aplicada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nas turmas de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas básicas da Prefeitura.

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Prevista no Plano Floripa Mais Aprendizagem, a avaliação, com questões objetivas de múltiplas escolhas, ocorreu em abril. “Temos desafios urgentes e estamos agindo para fazer uma grande virada”, frisa a subsecretária de Gestão de Educação da SME, Fabrícia Luiz Souza. Além disso, a Prefeitura projeta reduzir em 60% a defasagem geral em até três anos.

Diferente do Sistema de Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb), realizado a cada dois anos, a Avalia Floripa terá três avaliações anuais externas. Dessa forma, gerando evidências sobre a aprendizagem dos estudantes no ano em curso. A próxima prova vai ocorrer em julho.

Matemática e Português

Esses dados, sublinha a diretora de Educação Fundamental, Karla Hermans, permitem que os professores, escolas e Secretaria ajustem suas práticas e estratégias ao longo dos meses, potencializando a aprendizagem dos estudantes em cada ciclo avaliativo.

Dessa forma, uma das medidas colocadas em prática pela SME desde o início do ano, para reverter o cenário, foi a expansão da educação integral, com os estudantes permanecendo na escola pela manhã e à tarde, e aumento das aulas de Língua Portuguesa e Matemática de 4 para 6 aulas semanais, igualando à média nacional. Além disso, grupo de profissionais da Secretaria estão apoiando os diretores nas ações de aprendizagem em todas as escolas e há formação de professores voltada para o desenvolvimento de aulas sobre os conhecimentos não consolidados pelos estudantes.

A prova Avalia Floripa do 2º ano ocorreu nos dia 1º e 2 de abril com 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Os resultados apontam que 77% dos estudantes chegaram no 2º ano com conhecimento insuficiente. É como se 8 em cada 10 estivessem no 1º ano. Além disso, muitas dessas crianças apresentam dificuldade em ler palavras simples como “casa” e “sapo”.

Apoio pedagógico

Uma das ações para combater esse panorama foi ampliar a educação integral no 2º ano, para 13 das 39 unidades do ensino fundamental e a produção do livro LEIA, voltado para as habilidades-chaves do processo de alfabetização, alinhado à matriz nacional. Há igualmente apoio pedagógico para alfabetização e letramento e atividades com letras e números já na pré-escola.

A prova diagnóstica para o 5º ano ocorreu no dia 1º de abril, com 22 questões por disciplina. De cada 10 estudantes, 7 possuem conhecimentos de quem ainda está no início do 3º ou 4º ano. Estes estudantes não aprenderam a realizar contas simples de adição e subtração.

Já neste primeiro semestre, quase 100% das crianças dos quintos anos estão em tempo integral, em uma grade curricular que prevê atividades com professores licenciados em Língua Portuguesa e Matemática, além das aulas regulares com o professor pedagogo. A Prefeitura também adotou o livro Educa Floripa, que aborda habilidades e conhecimentos do 5º ano e dos anos que precisam de recuperção.

Educa Floripa

No 9º ano a prova Avalia Floripa ocorreu no dia 1º de abril com 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática. A avaliação aponta que 97% dos estudantes têm dificuldade de calcular descontos de promoções. A avaliação aponta também que somente 61 estudantes, de um universo de 2.142, estão no nível adequado.

Como medida, já houve, desde o início de 2025, a expansão das aulas de Língua Portuguesa e Matemática de 4 para 6 aulas semanais, quantidade que já é comum em todo Brasil. Para esta última etapa do ensino fundamental, a Secretaria de Educação adotou também o livro Educa Floripa, que contempla habilidades e conhecimentos do 9º ano e dos anos que precisam ser recuperados. Além do mais, as unidades foram orientadas a realizar o apoio pedagógico, trabalhando atividades de recomposição com grupos menores de estudantes.

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