
As chuvas previstas para cair sobre Santa Catarina a partir desta quarta (4) chegaram no oeste do estado no começo da tarde. Uma das cidades atingidas foi São Miguel do Oeste, onde o temporal com rajadas de vento causou alguns estragos. Nas proximidades da Delegacia de Polícia Civil, o bento destruiu um galpão e arremessou o telhado, que atingiu a rede de energia elétrica na Rua Florianópolis.
O impacto derrubou um poste e deixou várias folhas de zinco presas à fiação, provocando a interdição total da via. Devido ao incidente, o tráfego na rua Florianópolis foi completamente interrompido, e os motoristas estão sendo orientados a desviar pelas ruas XV de Novembro e Marcílio Dias. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e CELESC estão trabalham no local.
A previsão é de que o temporal deve seguir durante a madrugada em direção ao Litoral, atingindo as regiões da Serra, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis por volta do começo da noite de quinta-feira (5).

O meteorologista Piter Scheuer explicou que o fenômeno foi provocado pela passagem de uma célula convectiva explosiva, sistema que se forma rapidamente e tem grande potencial destrutivo. “Esse tipo de formação gera chuva forte em curto espaço de tempo, granizo pequeno e ventania intensa, como a que foi registrada em São Miguel do Oeste”, detalhou.
De acordo com o especialista, a condição foi favorecida por uma combinação de fatores atmosféricos. Uma baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera e uma corrente de jato de baixos níveis, uma espécie de “rio de ventos” que vem da Amazônia, transportando grande quantidade de calor e umidade para a região Sul.
Ainda segundo ele, essa configuração cria um ambiente propício para o desenvolvimento de tempestades severas. O meteorologista também alerta que o risco de novos temporais localizados permanece nas próximas horas em todo o Oeste de Santa Catarina, com possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
A orientação é para que a população acompanhe os alertas da Defesa Civil e redobre os cuidados durante a ocorrência de tempestades.