
Blumenau foi atingida por fortes chuvas nesta quinta-feira (13), o que causou diversos transtornos na cidade. Ou seja, o temporal deixou pontos de alagamento, ruas interditadas, árvores caídas e deslizamentos.
De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva registrado chegou a 73,4 mm, com a estação do Parque Ramiro Ruediger marcando o ponto de maior intensidade, com 105,2 mm.
Ocorrências do temporal
Até o momento, a Defesa Civil contabilizou 145 ocorrências, com destaque para deslizamentos, que se tornaram o principal problema.
Portanto, duas ruas, a Euclides da Cunha, no bairro Velha, e a Fides Deeke, na Itoupava Seca, precisaram ser totalmente interditadas. Assim, o bloqueio afeta diretamente a mobilidade dos moradores.
Dessa forma, na manhã desta sexta-feira (14), as equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana estão nas ruas para realizar a limpeza e desobstrução das vias atingidas, minimizando os impactos do temporal.
Aulas suspensas
Diante da gravidade da situação, a Secretaria de Educação anunciou a suspensão das aulas na manhã desta sexta-feira (14), em cinco unidades escolares:
- EBM Machado de Assis
- EBM Patrícia Helena Finardi Pegorim
- EBM Wilhelm Theodor Schurmann
- EBM Profª Hella Altenburg/EEI Adélia Cardoso (apenas educação infantil)
- CEI Paulo Freire.
Saúde
As águas também atingiram o Ambulatório Geral da Família (AGF) da Itoupava Central. Em decorrência disso, estará fechado para limpeza durante a manhã desta sexta-feira (14).
Em contrapartida, o atendimento será retomado às 13h, depois da conclusão dos trabalhos de limpeza e organização do espaço.
Paralelamente, para garantir que a população não fique desassistida, as equipes do AGF serão remanejadas para as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) da região.
Energia elétrica
A Celesc relatou que houve interrupções no fornecimento de energia elétrica para mais de 35 mil unidades consumidoras.
Os municípios mais afetados foram Blumenau, Gaspar, Brusque e Massaranduba.
De acordo com a Celesc, todo o efetivo da empresa e os terceirizados estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia elétrica o mais rápido possível.
Por fim, a normalização da rede deve acontecer nesta sexta.