Região Santa Catarina

Temporal com granizo “gigante” causa destruição em cidades de SC

Escolas tiveram aulas canceladas em algumas regiões

Autor
Temporal com granizo “gigante” causa destruição em cidades de SC
Foto: Divulgação / Defesa Civil

Um forte temporal castigou cidades de Santa Catarina na noite de quarta-feira (4). Ou seja, o fenômeno trouxe granizo do tamanho de ovos e fortes rajadas de vento, causando estragos significativos.

PUBLICIDADE

Impacto do temporal

Telhados de casas e galpões foram severamente danificados. Ruas e pátios ficaram cobertos por uma camada de gelo. Desse modo, a Defesa Civil está, nesta quinta-feira (5), realizando o balanço detalhado de todos os prejuízos.

Prejuízos em várias cidades de SC

Portanto, os levantamentos iniciais da Defesa Civil já indicam um cenário de danos em várias cidades após o temporal:

  • Ibiam: estragos tanto na área urbana quanto no interior. Telhados de residências, prédios públicos, galpões e aviários impactados.
  • Videira: aproximadamente 300 casas danificadas pelo granizo.
  • Fraiburgo: cerca de 180 residências tiveram prejuízos.
  • Joaçaba e Herval d’Oeste: ambas as cidades também registraram estragos.
Foto: Divulgação / Defesa Civil

Chuvas no litoral

A chuva persistente durante a madrugada desta quinta-feira (5), em Balneário Camboriú , afetou os serviços da educação. Além disso, a Defesa Civil informou um caso na Avenida Atlântica, Rua 2.590.

Uma tela de proteção de uma obra se soltou por causa do vento forte e atingiu a fiação elétrica. Assim, agentes de trânsito isolaram o local. Ninguém ficou ferido. Não há registros de alagamentos na cidade, e nenhuma via está interditada no momento.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú
Aulas afetadas
  • No Núcleo de Educação Infantil (NEI) Estaleirinho, duas salas ficaram alagadas. Uma turma do Jardim I teve as aulas da manhã canceladas.
  • No Centro Educacional Municipal (CEM) Tomaz Francisco Garcia, bairro dos Municípios, as aulas matutinas foram canceladas devido à falta de energia elétrica.
  • No CEM Taquaras, diversas salas registraram alagamentos, resultando no cancelamento das aulas pela manhã.
Estado em alerta vermelho

A origem desses eventos climáticos é uma frente fria que mantém o tempo instável em Santa Catarina. O estado já está em alerta vermelho devido ao alto risco de chuvas intensas.

As precipitações começaram no Oeste e, ao longo do dia, devem se deslocar para os Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral.
Por fim, a previsão indica mais chuva ao longo do dia e nos próximos dias.

Arte: Divulgação / Defesa Civil

Dessa forma, diante do cenário, a Defesa Civil reforça importantes recomendações:

  • Durante temporais: busque sempre um local seguro e abrigado. Mantenha-se afastado de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Ventos fortes: evite transitar ou abrigar-se perto de árvores, placas, muros e postes de energia, pois há risco de queda.
  • Chuva intensa e alagamentos: jamais tente atravessar ruas alagadas. Evite pontes e pontilhões que estejam submersos. A força da água pode surpreender.

Relacionadas