Região Blumenau

Temporal causa estragos e interdita BR-470 no Vale do Itajaí

Ventos ultrapassaram os 80 Km/h no Alto Vale do Itajaí

Autor
Temporal causa estragos e interdita BR-470 no Vale do Itajaí
Foto: Redes Sociais

Os temporais desta quarta-feira (12) atingiram as regiões da Serra, Oeste e Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O quilômetro 138 da BR-470 passou por interdição, por volta das 18h15, devido a queda de árvores e barreira, em Rio do Sul, uma das cidades mais atingidas pela chuva. A Polícia Rodoviária Federal liberou a rodovia na madrugada desta quinta (13).

PUBLICIDADE

A tempestade que atingiu a cidade teve rajadas de vento que chegaram a 80 km/h e provocaram destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores em diversos pontos do município. Os dados são do radar meteorológico de Lontras, operado pela Defesa Civil de Santa Catarina.

A Defesa Civil Municipal registrou cerca de 25 milímetros de chuva na estação meteorológica localizada na ponte Dom Tito Buss, que liga os bairros Canta Galo e Jardim América. Entre os danos causados pelo temporal, casas, galpões e escolas tiveram seus telhados arrancados pela força dos ventos.

Além disso, houve registro de uma ocorrência de queda de árvore, na Rua dos Quintinos, no bairro Bremer. Já no bairro Valada Itoupava, uma árvore tombou sobre o muro do pátio próximo ao parque infantil da creche Cantinho do Amor. Além disso, no bairro Barra da Itoupava, o vento forte destelhou duas salas do Centro de Educação Infantil Daniel Maschio. Confira imagens:

Segundo a Secretaria de Educação, as aulas acontecerão apenas em uma sala nesta quinta-feira (13), conforme a necessidade dos pais.

Os postos de saúde dos bairros Progresso, Itoupava, Taboão e Rainha ficaram destelhados. A Secretaria da Saúde realizará um levantamento das unidades atingidas e garantiu que os atendimentos médicos continuam ou serão remanejados para outras unidades básicas de saúde.

Temporal em Blumenau

A Defesa Civil de Blumenau atendeu 13 ocorrências somente no período da noite, entre alagamentos e deslizamentos, e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau e também de Gaspar.

Entre as principais ocorrências registradas está uma enxurrada seguida de deslizamento de terra, que atingiu duas residências no bairro Itoupava Central. Apesar dos danos materiais, não houve feridos.

A primeira casa afetada pertence ao um casal de idosos, um homem de 80 anos, e uma mulher de 75 anos. O imóvel sofreu alagamento e foi atingido pelo deslizamento na parte dos fundos e no muro.

Já a segunda residência, situada logo abaixo, também teve danos, impactando a estrutura da casa e os muros. Um casal, juntamente com seus familiares, saíram ilesos do incidente.

Durante o resgate no temporal, um coelho pertencente ao idoso, que havia sido arrastado pela enxurrada até a residência vizinha, foi recuperado.

Por fim, as equipes de emergência orientaram as famílias a deixarem suas casas até que a Defesa Civil realize uma vistoria para avaliar a segurança dos imóveis. O casal de idoso foi para a residência de familiares.