Região Balneário / Itajaí

Tempo instável em SC: formação de ciclone gera riscos nesta semana

O sol deve aparecer apenas um dia nesta semana, segundo a Defesa Civil

Autor
Tempo instável em SC: formação de ciclone gera riscos nesta semana
Foto: Arquivo / Defesa Civil SC

Uma nova semana chegou e com ela, o tempo instável em Santa Catarina, condição que deve permanecer nos próximos dias. Conforme a previsão da Defesa Civil, um ciclone deve se formar, aumentando os riscos para ocorrências.

PUBLICIDADE

A segunda-feira (24) deve seguir com a atuação de uma frente fria. As pancadas de chuva e temporais iniciaram pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul (Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul) já na madrugada e avançam para as demais regiões no decorrer do dia. Os temporais podem vir acompanhados de chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é de moderado a alto para ocorrências associadas.

Ainda há risco, mas baixo, relacionado aos ventos, que devem soprar com velocidade entre 50 e 70 quilômetros por hora. As temperaturas mínimas variam de 11°C a 16°C nos planaltos e marcam entre 16°C e 24°C nas outras áreas. As máximas ocorrem no início da tarde, variando entre 20°C a 27°C no Baixo Vale, Litoral Norte, Planalto Norte e no Vale do Itajaí, nas demais áreas elas permanecem mais baixas, marcando entre 13°C e 19 °C.

Na terça-feira (25) o tempo inicia encoberto em todas as regiões, com maior probabilidade de chuva em áreas de divisa com o Paraná, devido ao deslocamento da frente fria que se afasta. A partir da tarde, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica favorece a formação de novas instabilidades pelo estado, com condições para pancadas de chuva e temporais isolados, com chuva pontualmente intensa.

O mar fica agitado em toda a costa, com ondas de leste e sudeste entre 2 e 2,5 metros e picos de até 3 metros, enquanto as rajadas de vento sopram a 60 quilômetros por hora. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas e marítimas e baixo em relação aos ventos.

As temperaturas mínimas variam entre 4°C e 7°C nos pontos mais altos da Serra e marcam entre 8°C e 14°C nas demais áreas. As máximas não sobem e variam entre 6°C e 16°C pelo estado.

Formação de ciclone

Na quarta-feira (26), devido ao processo de formação de um ciclone entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as instabilidades seguem atuando no estado e provocando pancadas de chuva e temporais com chuva intensa em todas as regiões, com destaque para as regiões de divisa com o estado gaúcho, onde a chuva deve ser mais intensa. O risco é de moderado a alto para ocorrências.

As rajadas de vento devem ter 70 quilômetros por hora de velocidade, ganhando mais intensidade à noite, na costa entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, superando esses valores nessas áreas. O risco é alto para ocorrências associadas aos ventos.

No interior do estado, as mínimas variam entre 8°C e 13°C e as máximas oscilam entre 9°C e 15°C. Já no Litoral, Vale do Itajaí e no Planalto Norte, 11°C e 17°C serão as temperaturas mínimas, enquanto as máximas marcam entre 14° e 20°C.

Na quinta-feira (27), o ciclone se afasta de Santa Catarina e o avanço de uma massa de ar seco e frio na retaguarda deste sistema deixa o tempo firme, com predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões na maior parte do dia e com temperaturas baixas no estado.

A sexta-feira (28), inicia com tempo estável, mas a partir da tarde, o avanço de uma frente fria ocasiona pancadas de chuva e temporais isoladas em áreas de divisa com o estado gaúcho e em parte do litoral. Nas áreas ao norte catarinense a chuva só deve chegar no sábado (29), quando a frente avança pelo estado.