
Após dias com temperatura amena, a Serra Catarinense já registra 2°C nesta sexta-feira. O motivo é uma forte massa de ar polar avança sobre o país.
A Defesa Civil divulgou alerta para a elevação da maré. As áreas mais afetadas devem ser a Grande Florianópolis e o Litoral Norte do estado, segundo o órgão.
Na madrugada de sábado (9), há chance de neve e chuva congelada na Serra. Na manhã do sábado, as temperaturas mínimas variam entre 0 e 5°C na maior parte do estado e chegam a valores negativos nas áreas serranas.
Um ciclone extratropical que se forma no mar e o avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar trazem risco de alagamentos costeiros e chance de neve em Santa Catarina. Além disso, o mar deve ficar agitado e há possibilidade de ressaca.
Confira a previsão completa com Ronaldo Coutinho:
Conforme o Climatempo, a entrada desta massa de ar polar no continente representa a 5ª onda de frio no país e deve se estender até a próxima quarta-feira (13).
O frio vai atingir as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de provocar friagem no Acre e em Rondônia, no Norte do Brasil.
Veja também: Venda de ingressos para a Oktoberfest começa na próxima semana