O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) recomendou à Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis a imediata interdição ou a redução da passagem de veículos pesados sobre o viaduto John Kennedy, na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz, na Capital.
A recomendação foi feita após a análise de um laudo apresentado no relatório bimestral de fevereiro/março de 2024, no qual foram pontuados sérios alertas quanto ao risco de ruptura da estrutura, segundo o TCE.
A Secretaria Municipal recebeu do órgão o prazo de cinco dias para tomar providências que garantam a segurança dos usuários. Além disso, no mesmo período, também deverá apresentar um novo cronograma, com redução de prazo para o projeto executivo, atualmente previsto para setembro deste ano.
Publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE-TC) desta segunda-feira (8), a decisão seguiu o voto do conselheiro-relator Wilson Wan-Dall. O processo é derivado de um levantamento sobre pontes, viadutos e passarelas, que indicou a responsabilidade do Estado para vias estaduais e da prefeitura para 14 obras municipais.
Em abril deste ano, o TCE já havia determinado ao Executivo de Florianópolis que tomasse providências, em até 30 dias, para recuperar pelo menos três estruturas da cidade, as quais apresentavam riscos de colapsar. Dentre elas, foi citado o viaduto John Kennedy.