Região Mundo

Submarino desaparece na Antártica após descobrir estruturas estranhas

As temperaturas na Antártida chegam a -20º

Autor
Submarino desaparece na Antártica após descobrir estruturas estranhas
Foto: Divulgação / Filip Stedt

Um submarino, não tripulado, chamado Ran, de propriedade da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, desapareceu misteriosamente nas águas da Antártida, no hemisfério Sul, na região mais fria da Terra.

PUBLICIDADE

O robô subaquático autônomo despareceu após descobrir algo que nenhum ser humano jamais havia visto antes. De acordo com a Universidade de Gotemburgo, as profundas águas da Antártida ainda são uma incógnita para a ciência.

O submarino tinha seis metros de comprimento e foi implantado em 2020 com o objetivo de explorar ‘a geleira do Juízo Final’. Depois de descobrir uma série de estruturas desconhecidas sob o gelo, o sinal foi perdido. A missão do submarino era fazer a varredura do gelo acima dela com um sofisticado sistema de sonar.

O submarino Ran conseguiu obter mapas de alta resolução da parte inferior da plataforma de gelo e descobriu informações importantes no estudo da subida do nível do mar devido às alterações climáticas.

No entanto, uma das descobertas mais surpreendentes foi a presença de uma paisagem subglacial complexa, com picos, vales e formações semelhantes a dunas de areia, provavelmente causadas por fluxos de água influenciados pela rotação da Terra.

As temperaturas na região, onde a universidade desenvolve as pesquisas, caem incessantemente abaixo dos -20º graus.

Relacionadas