Região Santa Catarina

Sol aparece, mas chuvas devem retornar nesta sexta em SC

Ciclone associado a frente fria altera as condições para o fim de semana

Autor
Sol aparece, mas chuvas devem retornar nesta sexta em SC
Foto ilustrativa / Divulgação

Após um período de intensas chuvas em Santa Catarina, em que algumas cidades chegaram a declarar situação de emergência por ocorrência relacionadas, o sol reapareceu no estado. Porém, essa condição não deve se manter por muito tempo, de acordo com a Defesa Civil. A previsão de istabilidade reaparece nesta sexta-feira (13), devido à influência de um ciclone extratropical associado a uma frente fria.

PUBLICIDADE

Quinta-feira com sol

Segundo o órgão, esta quinta-feira (12), o sol se apresenta em todas as regiões, apesar da variação de nuvens. Dessa forma, as temperaturas se elevam e as máximas variam entre 26°C e 31°C em boa parte do estado. O vento predomina em direção nordeste, com intensidade fraca a moderada e com rajadas entre 30 e 50 quilômetros por hora no Litoral.

Chuva retorna na sexta-feira

Na sexta-feira é quando a condição muda. O dia deve amanhecer já com muitas nuvens e ao final da manhã, retornam as condições para chuva e temporais. Eles começam pelo Extremo Oeste e se estendem para as demais regiões entre a tarde e a noite, devido à formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, com centro entre o Litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai. 

Portanto, haverá risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores, além de interrupção de energia elétrica. O dia começa com temperaturas amenas. À tarde as máximas oscilam próximas a 30°C na maioria das regiões. Contudo, na Serra, variam entre 18°C e 23°C.

Instabilidade se mantém no sábado

O sábado (14) começa com chuva e temporais isolados em todas as regiões, por influência da frente fria. Ela se desloca rapidamente pelo estado, se afastando para o mar no decorrer da tarde. Ainda há risco moderado para ocorrências associadas a temporais como destelhamentos, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.  

Durante a tarde, as temperaturas máximas se aproximam dos 30°C no Grande Oeste e variam entre 23°C e 25°C nas demais áreas. O vento predomina de nordeste no Litoral e áreas próximas com intensidade moderada entre 30 e 40 quilômetros por hora, com rajadas fortes que superam 60 quilômetros por hora. Sendo assim, favorece o risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas ao vento intenso. 

Tendência para os próximos dias

No domingo (15), o sol predomina e as temperaturas se elevam em todas as regiões catarinenses. No final do dia a nebulosidade volta a aumentar em toda a divisa com o RS e retornam também as condições para pancadas de chuva e trovoadas isoladas, devido ao calor combinado ao deslocamento de umidade forçado pelo giro do ciclone no mar. O vento vira para sudoeste/oeste em todo o estado de Santa Catarina, com intensidade moderada e com rajadas entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Por fim, na segunda-feira (16), esse deslocamento de umidade continua, o que mantém a presença de muitas nuvens e a condição para chuva ocasional desde o Planalto Sul até o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.