Região Brasil

Sobe para 179 total de mortos na tragédia do RS

Vítimas das chuvas, outras 34 pessoas seguem desaparecidas

Autor
Sobe para 179 total de mortos na tragédia do RS
Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) confirmou mais uma morte provocada pelas enchentes no estado. Com isso, o número de óbitos causados pelas chuvas chegou a 179. Há ainda 34 pessoas que seguem desaparecidas.

PUBLICIDADE

De acordo com o último boletim, os temporais afetaram 478 municípios gaúchos e 2,3 milhões de pessoas. Em nota, a Defesa Civil informou que, para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receber alertas meteorológicos.

Para isso, é necessário enviar o Código de Endereçamento Postal (CEP) da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada e o número passa a receber informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo WhatsApp. É necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”.

A partir daí, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra de seu interesse para receber mensagens encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

Governador tenta retomar voos no RS

O governador Eduardo Leite realizou uma série de reuniões nesta quinta-feira (27), em São Paulo, com diretores de companhias aéreas que operam no Rio Grande do Sul. Ao lado do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, Leite conversou com representantes das empresas Azul, Latam e Gol para discutir alternativas que auxiliem na ampliação do número de voos no Rio Grande do Sul. Principal terminal do Estado, o Aeroporto Salgado Filho está com atividades suspensas devido à enchente de maio.

“Melhorar a conexão aérea é fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado, especialmente nessa situação emergencial que a gente está vivenciando. Recebemos informações que nos deixam com muito otimismo de que, em breve, nesses próximos dias, a gente tenha anúncios de novos voos para o Estado. Estamos comprometidos a garantir para o Rio Grande do Sul a volta à normalidade, ou algo mais próximo da normalidade em termos de conexões aéreas, enquanto o aeroporto de Porto Alegre não estiver pronto”, destacou Leite.

Foto: Maurício Tonetto / Governo do RS

Com informações de Agência Brasil