Região Santa Catarina

Sistema de contenção se rompe e provoca desmoronamento em SC

Foram atingidos garagem e a central de gás de uma edificação e um veículo

Autor
Sistema de contenção se rompe e provoca desmoronamento em SC
Fotos: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Por volta das 21h30 desta quinta-feira (23), as equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para uma ocorrência de desmoronamento no Centro da cidade de Chapecó, na região Oeste de Santa Catarina. Foram atingidos a garagem e a central de gás de uma edificação e um veículo. Por sorte, ninguém ficou ferido.

PUBLICIDADE

Quando a guarnição chegou ao local, observou que houve uma ruptura do sistema de contenção no terreno vizinho, onde ocorre uma obra, e consequentemente o desmoronamento de terra.

Segundo o síndico da edificação atingida, moradores relataram ter ouvido estrondos e observaram que no chão da garagem ocorreu a abertura de uma fissura ao longo da divisa com o terreno vizinho. Por conta disso, eles retiraram alguns automóveis da garagem e logo em seguida houve o desmoronamento, levando então a cobertura da garagem, a central de gás e um veículo.

Edificação foi evacuada

Os responsáveis pela obra foram contatados e segundo os bombeiros, se dirigiram rapidamente até lá. Após serem orientados, concordaram em evacuar a edificação por segurança e acomodar os moradores em um hotel; realizar um laudo do sistema estrutural da edificação, para então liberar a utilização; realizar uma avaliação no sistema de contenção pelo responsável técnico do sistema e colocar lona na região atingida para minimizar a percolação do solo.

De acordo com a guarnição empenhada, não foi possível observar fissuras no sistema estrutural da edificação no momento, nem tão pouco a exposição da sua fundação. No entanto, foi notado que o terreno onde ocorre a construção recebe o deságue natural dos terrenos vizinhos, e que o leito da rocha está a aproximadamente 2 metros do nível do solo. 

A Defesa Civil e a Polícia Militar também estiveram no local fazendo registros. O espaço ficou isolado, aguardando liberação técnica. Veja mais fotos:

Relacionadas