Os servidores públicos municipais de Florianópolis decidiram suspender a greve iniciada nesta quarta-feira (12) e voltar ao trabalho. A decisão foi aprovada em assembleia da categoria ocorrida na Praça Tancredo Neves, em frente à Assembleia Legislativa, após o sindicato que reúne os trabalhadores anunciar um acordo com a Prefeitura.
De acordo com a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), a proposta apresentada pela Prefeitura promete proceder a reposição da inflação – 100% do Índice de preços ao consumidor (INPC) – na próxima folha de pagamento, retroativo a maio. O Sintrasem lembra que a reposição havia sido acertada em acordo judicial, mas o município não estaria cumprindo com o combinado.
A prefeitura também se comprometeu de abonar a falta relativa à paralisação desta quarta-feira, e nos próximos dias deve reunir uma comissão para debater a chamada dos aprovados em concurso público.
As escolas, creches municipais e unidades de saúde que não abriram as portas nesta quarta, devem voltar ao trabalho normalmente a partir da manhã desta quinta (13). A direção do Sintrasem, no entanto, informou que a categoria segue no chamado “estado de greve”, pelo menos até o fim do mês, quando a próxima folha de pagamento deve comprovar o pagamento da reposição salarial. “Caso Topázio volte a descumprir o acordo, os trabalhadores paralisam as atividades novamente a partir de 2 de julho para arrancar da prefeitura aquilo que é de nosso direito e que está no acordo firmado em março”, postou o sindicato, se referindo ao prefeito da Capital, Topázio Neto.