
Em Campanha Salarial, servidores da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina promovem uma Assembleia Geral na próxima terça-feira (5), em frente à Sede da Secretaria, em Florianópolis. A reunião serve para deliberar sobre contraproposta de reajuste, plano de cargos e salários e concurso público construída coletivamente pelo Sindicato e associações representantes da categoria. A proposta apresentada pelo governo no início de julho foi considerada insuficiente.
A proposta de reajuste em forma de gratificações – uma voltada a todos os servidores e outra para chefia -, apresentada pelo secretário e secretário adjunto da pasta, Jerry Comper e Ricardo Grando, foi considerada um retrocesso pelos servidores.
Marlete Gonzaga, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual (Sintespe) reconhece a disposição ao diálogo por parte do governo, mas afirma que a proposta não atende, de forma integral, às necessidades da categoria que exige valorização real, com base na carreira.
No dia seguinte, quarta (6), está marcada uma reunião com o Secretário de Infraestrutura, onde será apresentada a deliberação da Assembleia.
Tabela de vencimentos está congelada desde 2012
Congelada desde 2012, a tabela de vencimentos dos servidores tem como piso inicial o valor 820 reais. Esse é o valor de referência para cálculo de adicionais de graduação, pós graduação, adicional noturno, insalubridade e risco de vida. Para quem tem nível superior, inclusive engenheiros, o piso é de R$ 1.296.
A atividade é convocada pelo Sintespe juntamente com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da SIE (ASSEINFRA-SC), Associação dos Servidores do Departamento de Edificações e Obras Hidráulicas (ASDEOH), Associação dos Servidores do Departamento de Edificações e Rodovias (ASDER) e Associação dos Servidores do DETER (ASTER). São esperadas caravanas vindas de todas regiões do estado.