Região Santa Catarina

Serra catarinense inaugura um dos maiores gasodutos do Brasil

Projeto da SCGÁS conecta o trecho entre Indaial e Lages

Serra catarinense inaugura um dos maiores gasodutos do Brasil
Foto: Divulgação / SCGÁS

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) anunciou que vai inaugurar no dia 16 de outubro um dos maiores projetos de distribuição de gás natural do Brasil, o Projeto Serra Catarinense. O ato solene será na sede da Associação Empresarial de Lages a partir das 18h30. Na ocasião, serão apresentados os principais desafios enfrentados na construção da rede e os benefícios do gás natural para a economia local.

PUBLICIDADE

Conforme o governo do estado, o projeto Serra teve início em dezembro de 2010 e representa um investimento superior a R$ 350 milhões. O novo modelo, substituí o que estava em uso até então, que operava em rede local e isolada, abastecido com o modal Gás Natural Comprimido (GNC). Para operação do novo sistema na região, foram construídos mais de 220 quilômetros de gasoduto conectando várias cidades no trecho de Indaial a Lages.

A construção exigiu soluções de engenharia avançadas e tecnologias poucas vezes usadas no país, por conta da amplitude da rede e desafios técnicos e de engenharia, considerando a geografia catarinense. O objetivo do investimento é impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, fornecendo gás natural para indústrias, postos de combustíveis, comércios e residências.

O gasoduto em questão apresenta um potencial de consumo de 30 mil metros cúbicos por dia. A expansão urbana em Lages já conta com diversos clientes, incluindo hotéis e restaurantes, além de planos para novos projetos residenciais na região. A partir da operação do Projeto Serra a SCGÁS, que há 30 anos atende os segmentos industrial, automotivo, comercial e residencial, amplia ainda mais sua atuação no estado, figurando entre as principais do Brasil.

Atualmente a Companhia é a segunda maior distribuidora de gás canalizado do país, considerando o número de municípios e indústrias atendidas, e fica em terceiro no território nacional em redes de abastecimento de postos de Gás Natural Veicular (GNV). No quadro atual a empresa opera em 74 municípios de todas as regiões catarinenses, fornecendo gás natural para mais de 28 mil consumidores, por meio de uma rede de distribuição de 1.600 quilômetros.

Relacionadas