Região

Semasa alerta para falta de água em Itajaí e Navegantes

Turbidez elevada no rio causa lentidão no tratamento

Autor
Semasa alerta para falta de água em Itajaí e Navegantes
Foto: Divulgação / Arquivo Semasa Itajaí

O Semasa de Itajaí alerta para possíveis ocorrências de falta de água e diminuição na rede de abastecimento ao longo da segunda-feira (20). O comunicado também abrange a cidade de Navegantes, que recebe água da Autarquia itajaiense.

PUBLICIDADE

Devido às fortes chuvas no Vale do Itajaí, o Rio Itajaí-mirim está registrando uma turbidez elevada, cerca de 1863 NTUs, quando o máximo para a operação normal não deve ultrapassar a marca de 100 NTUs. Como resultado das chuvas e o forte lodo registrado no manancial, a operação de tratamento fica comprometida e leva mais tempo no processo de filtragem.

A curto e médio prazo, com mais paralisações para a limpeza dos filtros, o processo de purificação da água torna-se mais lento, portanto, diminuindo a vazão nas duas cidades.

Outro fato observado pelos técnicos da Semasa são os entulhos e sedimentos que descem pelo rio. Troncos de árvores, móveis, plantas, bem como outros materiais obrigaram a companhia a operar com guinchos na Estação de Captação. A limpeza da Barragem de contenção da cunha salina também está em andamento.

A recomendação do Semasa de Itajaí é que a população economize água, evitando lavar casas ou calçadas. Além disso, aqueles moradores que possuem cisternas e caixas de água devem usar com moderação para evitar o desabastecimento. Banhos rápidos também são alternativas para o uso consciente da água.

O Semasa pode ser contatado pelos telefones: 115; 0800 645 0195; (47) 3344 9000 ou pelo WhatsApp: (47) 99261 3492.

Relacionadas