Região Balneário / Itajaí

Semana Lixo Zero coleta tampinhas que vão virar brinquedos para crianças

Atividade aconteceu neste sábado (26) em Itajaí

Autor
Semana Lixo Zero coleta tampinhas que vão virar brinquedos para crianças
Foto: Marina Itajaí

A 5ª edição da Semana Lixo Zero Itajaí está com inscrições abertas para a população que deseja participar de uma das maiores mobilizações socioambientais do país. Neste sábado (26), ocorreu desde as primeiras horas da manhã um mutirão de limpeza na Baía Afonso Wippel, com concentração na Marina Itajaí. A programação incluiu café da manhã e um bate-papo com Filipe Oliveira, fundador da Eco Local Brasil, uma ONG que atua na conscientização ambiental, sobre a poluição dos oceanos, descarte irregular e como isso afeta a vida marinha. No totral, Foram mais de 300 voluntários e mais de 500 quilos de resíduos retirados da Baía.

PUBLICIDADE

Durante o mutirão, tampinhas de garrafas PETs foram recolhidas e agora serão transformadas em 130 brinquedos reciclados, que serão doados para as crianças do Parque Dom Bosco e Casa Biel de Itajaí.

“Para nós, é um grande orgulho participar desta iniciativa. Nosso foco é o gerenciamento dos resíduos coletados, com a missão de garantir sua recuperação e reuso. Na Eco Local, utilizamos dois processos principais: a reciclagem direta, que transforma itens como tampinhas de garrafas PET em novos produtos, como brinquedos; e a compactação, destinada a resíduos de difícil reciclabilidade, como calçados ou materiais deteriorados, que são transformados em mobiliário urbano. Dessa forma, conseguimos dar uma nova vida a materiais que, de outra forma, seriam descartados”, explica Felipe.

“Estamos muito orgulhosos de mais uma vez apoiar essa importante ação socioambiental transformando tampinhas em brinquedos que farão a diferença na vida de muitas crianças. Isso demonstra que atitudes simples podem de fato contribuir e fazer a diferença para a sociedade. A Semana Lixo Zero é fundamental para conscientizar a população sobre a importância da gestão correta de resíduos e o impacto positivo que isso pode gerar”, comenta Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

Relacionadas