Região Santa Catarina

SC registra o terceiro maior movimento internacional nos aeroportos do Brasil

Voos domésticos também registraram aumento no Estado

Autor
SC registra o terceiro maior movimento internacional nos aeroportos do Brasil
Foto: Divulgação - Arquivo / Governo de SC

O movimento aéreo internacional em Santa Catarina cresceu de forma expressiva no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, o Estado registrou aumento de 66,9% no volume de cargas e 62,3% no número de passageiros internacionais, em comparação com o mesmo período de 2024. A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) divulgou os dados com base em informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

PUBLICIDADE

Somente pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis, passaram 733,3 mil passageiros internacionais nos seis primeiros meses do ano. O número já representa 82,4% de toda a movimentação registrada em 2024, reforçando o desempenho acelerado do setor no Estado. Com esses resultados, Santa Catarina mantém-se na terceira posição no ranking nacional de movimento aéreo internacional, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além disso, o secretário da SPAF, Beto Martins, destacou o otimismo com as projeções para o restante do ano. “Estamos confiantes de que ultrapassaremos a marca de 1 milhão de passageiros internacionais em 2025. O crescimento atual já indica que essa meta será superada antes do previsto, principalmente com os novos voos para Lima e cidades do Mercosul”, afirmou.

Cargas aéreas e destaque latino-americano

No mesmo período, o Aeroporto de Florianópolis também movimentou 3,3 mil toneladas de cargas internacionais. Esse desempenho elevou o terminal ao posto de aeroporto que mais cresce no Brasil e ao terceiro lugar em crescimento na América Latina, de acordo com a concessionária Zurich Airport.

Movimento doméstico também avança

Embora em ritmo mais moderado, o transporte aéreo doméstico também apresentou crescimento em Santa Catarina. No primeiro semestre de 2025, os aeroportos catarinenses registraram 3,5 milhões de passageiros domésticos, uma alta de 2,4% em relação ao mesmo período de 2024.

O Aeroporto de Florianópolis registrou novamente o maior volume, com 1,8 milhão de passageiros.
. Em seguida aparecem Navegantes (1,1 milhão), Chapecó (295,1 mil) e Joinville, que registrou o maior crescimento percentual (12,8%) e somou 268,9 mil passageiros. Já os aeroportos de Jaguaruna (47,8 mil) e Correia Pinto (3,6 mil) também contribuíram com o saldo positivo.

Com resultados consistentes em todos os indicadores, Santa Catarina fortalece sua presença no cenário da aviação nacional e internacional, abrindo caminho para novas rotas, investimentos logísticos e o aumento da competitividade do turismo e do comércio exterior.

Relacionadas