Santa Catarina pode ter um dia estadual com o nome do influenciador Jesse Koz e seu cão Shurastey, que saíram do estado em 2017 para viajar pelo mundo a bordo de um Fusca, tendo percorrido 17 países. A jornada, porém, foi interrompida no dia 23 maio deste ano, após sofrerem um acidente de trânsito fatal nos Estados Unidos.
A história da dupla comoveu o país e o mundo, motivando o deputado Marcius Machado (PL) a criar um projeto de lei para promover ações de conscientização sobre os benefícios da convivência entre os animais de estimação e seus tutores. O documento foi aprovado nesta terça-feira (2) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Especialistas confirmam que a interação entre os seres humanos e bichos de estimação é benéfica. Os animais, em muitos dos casos, dão suporte emocional e atuam como companhias. Pela proposta aprovada, 23 de maio passa a ser reconhecido como o Dia Estadual Shurastey e Jesse para celebrar a amizade entre animais de estimação e seus tutores.
Nesta data, deverão ser realizadas ações para difundir informações e conscientizar a população sobre os efeitos positivos da convivência entre as pessoas e seus bichos de estimação. O projeto de lei segue em análise na Comissão de Turismo e Meio Ambiente.