Região Santa Catarina

SC pode ter projeto piloto de formação no setor de tecnologia

Estado sofre déficit de mão de obra qualificada na área

Autor
SC pode ter projeto piloto de formação no setor de tecnologia
Foto ilustrativa / Arquivo

Uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina para formação de novos talentos para atuação no setor de tecnologia e inovação deve contar com a parceria do Ministério Público (MPSC). Em reunião nesta semana, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, apresentou o projeto piloto ao Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio Trajano, e ao Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli.

PUBLICIDADE

O secretário estadual falou sobre o gap de produtividade que afeta a competitividade das empresas catarinenses, especialmente em razão do déficit de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia. “A falta de profissionais na tecnologia permanente alta e se multiplicarmos isso por um salário médio de 4 mil reais, temos uma ideia da massa salarial que está deixando de ser incorporada à economia de Santa Catarina por não termos competência técnica e socioemocional aderentes a este novo modelo de desenvolvimento”, evidenciou.

Na oportunidade, Trajano sinalizou com a possibilidade de destinar recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) para a implementação da formação em alguns municípios catarinenses. Ele destacou a importância de apoiar a iniciativa que tem como objetivo atender à necessidade do mercado e garantir que mais jovens de Santa Catarina tenham a oportunidade de se capacitar para o mercado de tecnologia e inovação do Estado, do Brasil e até mesmo do mundo.

Cristiane Iata, gerente de formação de profissionais do futuro e negócios inovadores da SCTI, apresentou o projeto de capacitação na reunião. “Pesquisas mostram a tendência da falta de profissionais nesta área e esta realidade precisa ser enfrentada. Queremos mostrar que tecnologia é sinônimo de oportunidade possível, capaz de transformar a vida das pessoas”, enfatizou.

Também participaram da reunião o promotor de Justiça e coordenador-adjunto do Centro de Apoio Operacional Técnico do MPSC, Lucas dos Santos Machado; o promotor de Justiça e assessor do Procurador-Geral de Justiça, Giovanni Andrei Franzoni Gil; e o assessor especial da SCTI, Eduardo Largura.

Confira abaixo algumas imagens do encontro, ocorrido na última terça-feira (9), em Florianópolis:

Relacionadas