Região

SC garante remédios a moradores do RS afetados por enchentes

Atualmente, mais de 160 mil pacientes recebem ajuda em SC

Autor
SC garante remédios a moradores do RS afetados por enchentes
Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

Os moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes contam com o apoio nas Unidades de Assistência Farmacêutica (UAF) em Santa Catarina, onde terão acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

PUBLICIDADE

Esses medicamentos, utilizados no tratamento ambulatorial de doenças crônicas e raras, são de alto custo e geralmente requerem uso contínuo. Atualmente, mais de 160 mil pacientes em Santa Catarina recebem ajuda com tratamentos especiais para mais de 90 doenças diferentes.

“Ressaltamos que trata-se de fluxo de atendimento excepcional e temporário, exclusivamente para pacientes cadastrados no CEAF do Rio Grande do Sul, afetados pela calamidade pública”, informa a gerente técnica de Assistência Farmacêutica, Lia Quaresma Coimbra.

Por recomendação do Ministério da Saúde e autorização estadual, foi flexibilizada a dispensação de medicamentos, conforme a nota técnica da DIAF.

Para obter os medicamentos, os pacientes devem estar registrados no CEAF do estado de origem, seguindo as instruções do documento.

O paciente precisa ir a uma farmácia pública do município onde está residindo e apresentar seus documentos pessoais. Se os medicamentos estiverem perdidos, é necessário preencher uma declaração com os remédios necessários. As informações serão verificadas com a assistência farmacêutica do Rio Grande do Sul e então os medicamentos serão fornecidos ao paciente necessitado.

Relacionadas