Região Santa Catarina

SC emite nota sobre cuidados na doação de água ao RS

Recomenda-se disponibilizar água potável através de caminhões-pipa

Autor
SC emite nota sobre cuidados na doação de água ao RS
Foto: Eraldo Schnaider / Prefeitura de Blumenau

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina emitiu uma nota técnica no sábado (11) ressaltando os cuidados importantes que devem ser considerados nas doações de água para as vítimas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de SC (DIVS) tomou conhecimento da campanha popular para encher garrafas pet ou outros recipientes, que não são de primeiro uso, com água da torneira.

No entanto, a DIVS destaca que a água para consumo humano e preparo de alimentos deve ser envasada em recipientes de primeiro uso, conforme normativas sanitárias (RDC n. 717/2022/ANVISA), para garantir a segurança da população e evitar danos à saúde.

Além disso, recomenda que outra forma de disponibilização de água potável seja por meio de caminhões pipa.

“Fora das condições tecnicamente elencadas, a água de doação em recipientes reaproveitados com enchimento “caseiro” deverá ser destinada apenas para limpeza”, alerta o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi.

O órgão enfatiza seguir as orientações das instituições sanitárias e oficiais do Rio Grande do Sul para doações de alimentos e água.

“A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina reconhece o esforço de todos os catarinenses em ajudar o estado vizinho, bem como das entidades e grupos de pessoas que impulsionam a solidariedade. E esperamos que juntos possamos fazer um trabalho ainda melhor e mais seguro para todos”, reforça o diretor da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Arion Bet Godoi.

Relacionadas