Santa Catarina gerou 12.150 novos empregos com carteira assinada em julho de 2024. Somando os sete primeiros meses do ano, foram criados 107.830 postos formais de trabalho no estado, número que se comparado ao mesmo período de 2023, mostra um crescimento superior a 68%. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e também revelam a criação de 188.021 novas vagas em todo o país no mesmo mês.
“Nosso esforço é pra que essas vagas se multipliquem e aumentem ainda mais. Incentivamos novos investimentos em Santa Catarina, as empresas querem se instalar aqui, o comerciante consegue manter seu negócio, e assim são gerados novos empregos. Aqui o povo trabalha muito e somos o estado com o menor desemprego do país”, destacou o governador Jorginho Mello.
No acumulado de janeiro a julho, Santa Catarina foi o quarto maior em geração de empregos entre todos os estados do Brasil, ficando atrás apenas de estados mais populosos: São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
O secretário do Planejamento do Estado, Edgard Usuy, pontua que Santa Catarina registrou um crescimento de 34% acima da média nacional. Ao citar ações do Governo estadial, ele afirma que “esses esforços têm fortalecido a competitividade de diversos setores da economia, criando um ciclo virtuoso de crescimento, geração de empregos e aumento de renda”.
“Santa Catarina sempre aparece nas primeiras colocações quando o assunto é emprego, renda, competitividade e movimentação econômica. Esses dados refletem o que vemos no dia a dia: um estado que possui um ambiente favorável de negócios”, afirma o secretário de Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.