Região Santa Catarina

São Joaquim tem noite gelada e temperatura negativa de -8,5°C

Domingo teve a madrugada mais fria do ano em Santa Catarina

Autor
São Joaquim tem noite gelada e temperatura negativa de -8,5°C
Fotos: divulgação

O dia mais frio do ano em Santa Catarina, este domingo (30) registrou uma madrugada extremamente gelada na cidade de São Joaquim. fria nesta semana. De acordo com a Climaterra, do meteorol Ronaldo Coutinho, a cidade teve a segunda menor temperatura para o mês de junho nos últimos 27 anos. A mínima chegou a -8,5°C neste domingo (30).

PUBLICIDADE

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), essa é a segunda temperatura mais baixa registrada em São Joaquim nos últimos 36 anos. O frio intenso congelou as árvores do centro da cidade, transformando-as em belas esculturas de cristal, atraindo diversos turistas que aproveitaram a oportunidade para registrar o fenômeno único da Serra Catarinense.

No litoral, além do frio, a Defesa Civil também informou sobre o mar agitado, situação provocada pela diferença de pressão atmosférica gerada por um ciclone em alto mar e a aproximação de uma massa de ar frio pelo interior do continente. Os ventos persistentes de sul/sudoeste, com rajadas entre 50 e 70 km/h, devem atingir principalmente o Litoral Sul. Ondas de 3,0 a 4,0 metros são esperadas na costa, com picos de até 4,5 metros em alto mar no Litoral Sul, e entre 2,0 a 3,0 metros na região de Florianópolis. Esse cenário eleva o risco de ressaca e complicações para pesca, navegação e esportes náuticos.

São Joaquim registra madrugada congelante e temperatura negativa de -8,5°C
Foto: divulgação

Na Serra do Rio do Rastro, guarnições da polícia Militar rodoviária trabalharam durante a noite de sábado para domingo espalhando 800 quilos de sal sobre trechos considerados mais vulneráveis do asfalto, procedimento que evita o congelamento das pistas, que geralmente costuma provocar acidentes. Confira um vídeo divulgado pela PMRV:

A Defesa Civil recomenda evitar atividades de navegação, pesca e esportes marítimos, além de evitar caminhar ou pedalar na orla caso as ondas atinjam a ciclovia. Para a população em geral, as recomendações incluem redobrar a atenção com pessoas vulneráveis, idosos, enfermos e animais domésticos, agasalhar-se adequadamente, beber bastante água, evitar locais aglomerados, manter a higiene das mãos e seguir as orientações das Polícias Rodoviárias, especialmente sobre avisos de congelamento de pista.

Relacionadas